Bapijor debate estratégias e modos de investigação

09/06/2011 15:02

A preocupação com a qualidade da investigação jornalística, o empobrecimento e a espetacularização, bem como as formas de apuração com o uso da internet foram os assuntos que abriram as discussões do 1º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo, no auditório Henrique Fontes da UFSC, na manhã deste dia 9. Com a presença de estudantes, professores e jornalistas brasileiros e argentinos, o evento foi aberto com a fala do presidente do seminário Francisco José Karam e da coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Gislene Silva.

Após a abertura e sob a mediação do diretor de Relações Institucionais da Fenaj Sérgio Murillo, palestraram José Roberto Toledo, jornalista do jornal O Estado de S. Paulo, Eduardo Blaustein, jornalista e escritor argentino, e Washington Uranga, professor da Universidade Nacional de Quilmes e da Universidade de Buenos Aires.

Toledo falou sobre o uso da internet na apuração jornalística, e alertou sobre a necessidade de um olhar mais crítico sobre o uso da rede e quanto à confiabilidade dos dados disponíveis, como forma de enriquecer a cobertura. Apresentou casos onde estatísticas e dados serviram de base para grandes reportagens, a partir de informações obtidas em diversas fontes.

Blaustein apresentou um breve contexto histórico sobre o jornalismo na Argentina. Observou, ainda, a falta de rigor da investigação jornalística, assim como seu empobrecimento e espetacularização. O que ganha destaque, em sua visão, são os escândalos e explicações cada vez mais simplificadas e reducionistas sobre as questões sociais.

Ao questionar conceitos como objetividade e verdade, Uranga propôs que a investigação jornalística esteja vinculada à busca pela efetivação da cidadania e da comunicação como direito. Segundo o professor e jornalista argentino, os profissionais da área devem atuar como promotores, facilitadores e articuladores do diálogo no espaço público, levando em conta a pluralidade dos atores sociais e a complexidade do cenário social.

O Bapijor segue na tarde desta quinta-feira, com as seguintes mesas de discussão: “As fontes no jornalismo e na Academia”, a partir das 14h30 e “Prática Jornalística e Prática Científica”, com início às 17h.

 

Voltar