Premiado internacionalmente, James Alberti é presença confirmada

04/04/2012 11:06

Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo em 2010 pela série “Diários Secretos”, que denunciou o desvio de mais de 100 milhões de reais dos cofres públicos, o jornalista James Alberti, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) é uma das atrações confirmadas na edição 2012 do Bapijor.

Alberti, que atualmente é produtor da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, partipa da primeira mesa de discussão do evento na terça-feira (17), a partir das 9 horas – “Investigação na política: técnica, ética e estratégia”, falando de sua experiência como jornalista investigativo nos últimos anos.

 

Para a produção de “Diários Secretos” , Alberti e mais três jornalistas investigaram por quase dois anos cerca de 500 edições do Diário Oficial da União guardadas nos porões da Assembleia Lesgislativa do Paraná. Através da criação de uma base de dados com as informações coletas, foi possível identificar o desvio de recursos públicos. O trabalho rendeu, além do Esso, a conquista do “Global Shining Light Award”, prêmio concedido durante a 7ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, realizada na Ucrânica, em 2011. A série também venceu o prêmio Tim Lopes de reportagem investigativa e conquistou o título de melhor reportagem investigativa da América Latina.

 

O Bapijor é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) e Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), com patrocínio da Fapesc e PRAE/UFSC, e apoio da Abraji, Sindicato dos Jornalistas de Santa Catrarina (SJSC), Fapeu e Departamento de Jornalismo da UFSC.


Mais informações em https://www.bapijor.ufsc.br

 

Voltar